Países onde o uso de cannabis é legal (ou quase)

Uma das questões mais faladas na política é se deve ou não legalizar o uso livre de cannabis (mais conhecida como marijuana). A luta em Portugal é bastante equilibrada entre os diferentes representantes do governo, existem aqueles que defendem os seus benefícios, bem como aqueles que condenam os seus supostos efeitos negativos.

A verdade é que continua a ser ilegal em quase todos os países do mundo, e enquanto centenas de políticos, artistas e indivíduos pensam que etiquetar todos os seus postos nos media sociais com a hashtag “#legalize” trará mudanças, a realidade é que não temos influência sobre as políticas internas de outros países.

Assim, vamos apresentar-vos as nações (que, como nós), têm políticas favoráveis à marijuana, independentemente de ser absolutamente legal ou de haver alguma letra miudinha nas suas políticas.

Cannabis legal (ou quase)

Países com as leis mais relaxadas sobre a marijuana

Que tal, antes de passarmos aos outros países do mundo, elogiarmo-nos um pouco e falarmos um pouco sobre as políticas e leis portuguesas relativas ao consumo de marijuana?

Portugal continua a ser um dos países mais progressistas quando se trata de drogas. Em 2001 descriminalizámos todas as drogas porque, desde os anos 80, temos lutado contra o vício, onde, num determinado momento, 1 em cada 10 pessoas era viciada em heroína!

Pode ser uma surpresa que ainda não tenhamos legalizado o uso recreativo da marijuana, ainda é ilegal cultivá-la ou vendê-la no nosso país. No entanto, como Estado com opiniões liberais sobre o assunto, está definitivamente na agenda dos legisladores.

Esperar algum tipo de mudança na lei durante os próximos anos, tendo em conta que o sistema legal está a mover-se lentamente em todos os cantos do mundo.

Agora que já discutimos as leis do nosso país, vamos para o resto dos países!

Canada

A marijuana de recreio foi legalizada no Canadá em 2018, e esta é mais uma razão pela qual o Canadá é grande. Também pode ser um cultivador, uma vez que será licenciado pelo governo federal. Contudo, são as províncias individuais que determinam a forma como os produtos são distribuídos e vendidos. Apesar de ser legal fumar erva aqui, não é muito publicitado. O governo vai assinar, mas definitivamente não promoverá.

Jamaica

Pode não ser a coisa mais apropriada, mas todos nós associamos a Jamaica à erva daninha, música Reggae, e Bob Marley. No entanto, embora este país tenha uma rica história de promoção do uso recreativo da cannabis, foi em 2015 que o uso efectivo foi descriminalizado. A possibilidade de cultivar e distribuir canábis na Jamaica também é possível, o que torna a Meca para todos os que estão na marijuana.

Países Baixos

Basta perguntar a qualquer europeu sobre o país que mais gostariam de visitar, todos eles dirão que os Países Baixos. Mais especificamente, eles gostam realmente de Amesterdão, pois é a cidade mais popular da Europa que legalizou a marijuana. Não só se pode fumar erva nas ruas, como também se pode ir a um dos muitos cafés da cidade, comprar um charro, sentar-se lá, fumá-la, e depois continuar a experimentar a cidade.

É definitivamente um país muito único que tem de visitar pelo menos uma vez na vida. Mas preste atenção, pois fumar erva em Amesterdão não é legal em todo o lado – há restaurantes onde é expressamente proibido. No entanto, pode sempre ir lá fora, ficar no passeio, fumar o seu charro e regressar.

A República Checa

A República Checa é mais um país europeu que tolera o uso recreativo da marijuana. O uso médico é legal há 6 anos e a posse é descriminalizada para quantidades até 15 gramas, o que é mais do que suficiente para o uso recreativo. No entanto, tenha em mente que a erva aqui pode ser bastante cara, principalmente porque tudo é importado.

Conclusão:

Se estiver a tentar encontrar um lugar para as suas próximas férias, um lugar onde possa desfrutar de alguma marijuana, certifique-se de escolher qualquer opção da lista e terá definitivamente o tempo da sua vida. Se for contra fumar marijuana, também pode bater nestes países, pois eles têm realmente muitas outras coisas para oferecer. A marijuana é apenas uma, mas é muito importante se estiver interessado nela!